terça-feira, 24 de maio de 2011

Feliz dia do café! Ué, mas não foi outro dia?


Queria fazer uma postagem simpática sobre a origem do dia do café mas ainda não se explica ao certo os motivos da data.

Sabe-se que a ABIC determinou em 2005 que o dia Nacional do Café seria 24 de maio.

Só que essa criatura que vos escreve não aceita nada sem explicações e o chato é que ainda não consegui descobrir nada.

Já pensei em proximidade da safra ou, mais uma vez, a “incrível” viagem de Francisco de Melo Palheta e suas super mudas que não morrem em semanas dentro de malas.

É claro que já enviei um e-mail para a ABIC (telefone não atendem) perguntando.

Em minha curiosidade pelas origens de tudo, cometi o erro de procurar no Google sobre o dia nacional e o internacional. O nacional, repetem sempre que foi data criada em 2005 e só. Já o internacional, não se consegue saber que dia é. Alguns dizem 14 de abril, 20 de setembro, entre quatro outras datas.

Amigos, juro que a minha intenção é propagar a tradição de nossa querida bebida, mas o país que é maior produtor mundial precisa ser levado a sério.

Meu palpite é que todas essas datas foram criadas para atender interesses comerciais (o que é perfeitamente admissível), mas então que assim seja explicado ao público. Não seria difícil encontrar datas de fatos históricos, eventos, curiosidades relativas ao café e escolher um dia mais significativo para o grão.

Minha proposta é que todos os dias sejam dias do café, enquanto tais datas estiverem desprovidas de significado. Vamos então tomar uma xícara pelo dia de hoje (e pelo de amanhã também).

Várias cafeterias farão degustações de café no dia de hoje, sugiro perguntar pelas vizinhanças para que os eventos não passem em branco.


Abraços!    

3 comentários:

  1. Talvez seja o dia do aniversário de algum dos nobres "inventores" da data.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o interesse aprofundado, amooooooo café, e juntar cafezinho e história é tudo de bom!! Delícia de texto. Bjus e obrigada!!!!

    ResponderExcluir